segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A História do Esmalte

Olá amores! Bem vindo ao meu Blog.

Esmaltiqué, foi criado para nós, amantes de esmaltes ou simplesmente de uma bela criação. E também, para ficarmos por dentro de novidades e para que eu possa compartilhar minhas artes com vocês!
Para dar início ao Blog, nada mais digno falar sobre a Origem do Esmalte não é mesmo?! ;)


Quando falamos em ESMALTE, já logo pensamos no hábito de pintar ou mesmo somente reforçar as unhas através dessa mistura química incolor ou multicolorida.

Nós mulheres nos perdemos na infinidade de cores, sempre antenadas nas novidades e a criatividade fluindo para novas artes diferentes e originais.
A utilidade do esmalte é grande, como por exemplo: cuidar das unhas, pintar algumas coisas, cola (isso mesmo cola! rs) passar na meia defiada para não aumentar...
além disso, violinistas utilizam o esmalte para que as unhas não quebrem durante suas apresentações.
A febre dos esmaltes de hoje, já fazia parte do cotidiano da realeza do Antigo Egito. 

As mulheres egípicias, por volta de 3000 / 3500 a.C., aplicavam henna preta nas unhas. As cores mais vibrantes eram de uso exclusivo da família real, onde rainhas do Egito já tinham suas preferências. Cleópatra, por exemplo, tinha uma preferência explícita por vermelho-escuro, já Nefertiti, preferia os tons rubi. A função do esmalte tinha um papel de distinção de poder e classe social.
Em meados do século 3 a.C., entre os chinesses, o uso dos tons vermelho e metálicos (feito com soluções de prata), significava poder, ocupação em um lugar privilegiado na hierarquia social.


A tecnologia para o tratamento das unhas ficou estagnada até o século XIX, onde os cuidados eram de apenas obter unhas curtas moldadas por uma lima. Alguns casos, as unhas eram ligeramente perfumadas com óleos e polidas com couro. Nessa época a extravagância dos esmaltes não era nem um pouco prestigiada.

Os esmaltes começaram a ganhar mais espaço no século XX,
Em 1900, havia um modelo de esmalte de unha como o conhecemos hoje, que era aplicado com um pincel de pelo de camelo e que não permaneciam mais do que algumas horas.
Somente em 1925 que, durante estudos para desenvolver tinturas para carros, descobriam então as soluções semelhantes ao nosso esmalte de hoje. O esmalte, na sua primeira versão, era em um tom rosa-claro que era aplicado no meio das unhas.

Em torno de 1830, na Europa, a grande descoberta foi a invenção do palito que, até hoje, é utilizado para na ajuda de remoção das cutículas pelo físico Dr. Sitts, que se inspirou nos palitos de dente e assim desenvolveu o primeiro instrumento de manicure. Anteriormente as cutículas eram removidas com a ajuda de pedaço de metais, cortantes ou até mesmo ácido (loucura né?!).
As pinturas nas unhas das mãos e dos pés faziam sucesso entre as estrelas de Hollywood, como Rita Hayworth e Jean Harlow. Em 1832 surgiam os primeiros salões de manicure.

Em 1932 os irmãos Charkes e Joseph Revlon inventaram um novo tipo de esmalte, muito mais brilhante e com uma grande variedade de tonalidades. E assim nasce a marca Revlon onde promovem, pela primeira vez, a tendência de maquiar os lábios e unhas da mesma cor.

Nas décadas seguintes, a tecnologia foi se aperfeiçoando para o atingir o gosto e necessidade de todos.
O esmalte bem semelhando aos que conhecemos foi criado aproximadamente na década de 70, de fibra de vidro.
A aparição das unhas postiças, que é uma grande opção para quem não gosta de gastar horas na manicure ou quem tem problemas como roer as unhas (muitos casos). rsrs
Em 1980, os esmaltes de acrílico foram os sucessores dos esmaltes de fibra de vidro. Tornando assim, ilimitada a possibilidade de decoração das unhas, onde vários acessórios entram para dar vida às nossas criações em unhas. Surgindo assim a profissão de designer de unha!


Hoje em dia, vemos como esse mercado cresceu e o quanto sucesso está fazendo.
E isso é mais que percepitível!
Olha hoje, já temos o primeiro deslife de esmaltes do mundo, o NFW - Nails Fashion Week! E o melhor, foi aqui em São Paulo.. Fiquei tão animada, ganhei convites para ir e prestigiar mas, infelizmente, não pude ir pois estava na Bahia na época do desfile.

NFW foi idealizado pelas sócias e amigas Adrianne Elias, da Content House, e Luciana Medeiros, da Yande Realizações Artísticas e funciona assim: 
Ao invés vez de modelos, dedinhos com unhas pintadas desfilam na passarela em formato de '
vídeo, e a exibição é feita através de um telão exposto para convidados. Que tudo!!!


Espero que tenham gostado, depois falarei um  pouco mais sobre o NFW e postar também alguns tutoriais com imagens das minhas unhas!

Desde já agradeço o carinho!

Beijos ;*

Comentários
2 Comentários

2 comentários: